CRISTO SALVA!!

sábado, 9 de março de 2013

PLANO BIMESTRAL DE EDUCAÇÃO FISICA DO 6º A 9º ANO DE 2013

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO ROBERTO – MA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ESCOLA: GASTÃO VIEIRA PERÍODO: 2013 ANO: 6º A 8º ÁREA DE CONHECIMENTO/DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA DOCENTE: LUCIVALDO DUARTE DOS SANTOS 1.CONTEÚDOS:  Apresentação da disciplina:  História da Educação Física  Introdução a Educação Física ( Ginástica, jogos e desportos)  A importância da Educação Física  Finalidades e objetivos da Educação Física 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Promover a saúde, a Socialização a Criatividade, a Autonomia, a Performance, a Criticidade o Esporte e Formar Atletas.  Desenvolver integralmente o aluno, a socialização, a vida saudável, espírito de equipe, distração, relaxamento e prática de esportes.  De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais os objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental são:  Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais; adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;  Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais;  Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva;  Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado;  Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito; conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão 3. ESTRATÉGICAS  Aulas Expositivas  Exibição de PPS (slides)  Sessões de Vídeos  Sessões de Filmes  Dinâmica de Grupo  Excursões  Aulas expositivas dialogadas; seminários; jogos; resolução de problemas; estudo dirigido.  Utilização de quadro branco, multimídia e outros recursos tecnológicos (calculadoras, computadores etc.). 4. RECURSOS  Livros didáticos do professor e do aluno, xerox de texto, giz, cartaz, quadro, caixa de som, notebook, slides. 5.AVALIAÇÃO:  Provas dissertativas; seminários; trabalhos individuais e em grupos; produção de textos e participação em sala de aula.  Avaliação é um processo continuo. 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Parâmetros curriculares nacionais : Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília : MEC / SEF, 1998. ------------------------------------------------- ------------------------------------------- ASSINATURA DO PROFESSOR ASSINATURA DA DIREÇÃO DA ESCOLA ASSINATURA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário